O vídeo da Samsung com a Filipa Xavier - Se é que me permitem, fica aqui uma notinha

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
[opinion text in portuguese]

Olá a todos! Como sabem não é meu costume escrever artigos de opinião mas hoje tropecei tantas vezes na entrevista desta moça, a blogger Pêpa Xavier do Fashion-à-Porter que, confesso, me começou a fazer alguma alergia.

Não, não estou aqui para refilar o quão indigna é ela por querer uma mala Chanel para 2013. Acho que quem a julga por ela desejar algo estúpido e superficial apontará inevitavelmente o dedo a si próprio. Todos nós queremos coisas estúpidas e superficiais. Eu gasto dinheiro em maquilhagem e roupa, tal como muitos homens gastam em videojogos, tal como tantos de nós compram telemóveis topo de gama mesmo estando com falta de dinheiro. Somos todos uns consumistas e quem o negue, é bom que esteja nas montanhas a sobreviver do meio natural e das esmolas diárias. Esses monges sim, poderão apontar o dedo à menina Pêpa.
Agora o que é triste, é que quem tenha decidido fazer a entrevista não tivesse escolhido melhor quem entrevistou. A Pêpa é uma miúda gira, veste-se bem e tem bom ar mas isso implica ser uma boa candidata para ser entrevistada? Não me parece. Se eu conhecesse a Pêpa de antemão, nunca, mas nunca me passaria pela cabeça entrevistá-la. Seria uma entrevista para me arruinar a mim e a ela. O resultado foi assim mesmo, um discurso pouco coerente, muito pobre em vocabulário e vazio de sentido. Nem dicção, nem a postura. Não funciona. Não estou a dizer que a Pêpa deva ser isto e aquilo, até porque ela é livre de ser ela própria e nunca ninguém poderá agradar a todos. Não a vou condenar pelo que lhe falta ao nível presencial e especialmente ao nível do discurso. Se é preocupante? Bastante, principalmente para alguém que acabou de terminar a sua tese e tem um curso superior. Mas todos nós temos os nossos podres académicos, eu sou terrível com contas e às vezes também dou uns pontapés na lógica. Quem não tem pontos fracos que atire a primeira pedra e ao que parece - pelo que li nos comentários do youtube - 90% da população de comentadores é extremamente inteligente e acha-se legítimo de atirar pedras à Pêpa. 
Para mim o mal aqui não está na Pêpa. Ela é livre de ser pouco ou nada carismática ao vivo, até porque com a imagem dela também não precisa de muito mais - diga-se de passagem, a miúda sabe andar bem vestida e nos dias de hoje isso quase que chega para se ser alguém. Por favor compreendam que nem toda a gente nasceu com a graça do Steve Martin e do Alec Baldwin para apresentar os Óscars. O mal é escolherem a Pêpa para ser entrevistada. Porquê é que a Samsung se lembrou logo de uma pessoa assim? Penso que eles se devem ter apercebido do erro quando decidiram pedir desculpas publicamente. Acho que se esqueceram que as entrevistas geralmente se direccionam a um público alvo  que gosta de observar um certo nível de conhecimento. E a maior parte das pessoas que gostam deste tipo de conteúdos - as entrevistas - não gostam de discursos vazios. Quando fizerem entrevistas, certifiquem-se que quem é entrevistado é, pelo menos, interessante.
Quanto á Pêpa, tenho apenas alguma pena pela rapariga. Tinham mesmo de ir buscá-la para falar e pumba! Estraga-se o quadro todo. Logo ela que ficava tão bem parecida atrás das fotografias. 

A sério, não me levem a mal esta opinião. Simplesmente achei que as pessoas estavam a perder demasiado tempo a apontar os defeitos da rapariga quando aposto que se nos lançassem agora um teste surpresa de cultura geral, fazíamos todos figura de ovelhas. A personalidade dela ao vivo pode parecer-nos realmente limitada mas, lá está, todos nós somos limitados em alguma coisa. Uns são trengos em desporto, outros uns calhaus a matemática, alguns não têm jeito para relações amorosas enquanto que outros simplesmente não lhes sai grande coisa quando abrem a boca. A Pêpa é um exemplo infeliz desse género, como todos nós o somos ou fomos em certa situação da nossa vida. 
No meio disto tudo é apenas de lamentar a escolha da Samsung. Tenho dito.



Sem comentários

Enviar um comentário

Vídeos

ACOMPANHA-ME NO YOUTUBE